Tabata e Edu Lyra discutem empreendedorismo social e desigualdade em Guarulhos

Tabata e Edu Lyra discutem empreendedorismo social e desigualdade em Guarulhos

Tabata e Edu Lyra discutem empreendedorismo social e desigualdade em Guarulhos

A deputada federal pelo PDT de São Paulo, Tabata Amaral, promove no próximo sábado (6) a sexta edição do Gabinete Itinerante, projeto de construção de políticas públicas e participação popular do mandato. O tema empreendedorismo social e redução das desigualdades será discutido com o empreendedor social e fundador da ONG Gerando Falcões, Edu Lyra.

Edu Lyra nasceu em uma favela na região metropolitana de São Paulo e começou a empreender aos 23 anos, quando escreveu seu primeiro livro, “Jovens Falcões”. Edu já foi nomeado como um dos jovens brasileiros que podem mudar o mundo e saiu na lista dos jovens mais influentes com menos de 30 anos de Forbes Brasil. Transformou a ONG Gerando Falcões, fundada em Poá (SP), em uma rede de organizações com impacto sobre mais de 50 mil pessoas e que tem foco em eficiência em gestão, escala, uso de tecnologia e treinamento de líderes.

“Um dos pilares do meu mandato é futuro sustentável e a questão da desigualdade social, que cresce ano a ano em nível global, é uma dos assuntos que pretendo focar dentro desse pilar. E, para mim, o empreendedorismo social, tema do nosso evento, é uma das formas de gerar soluções sustentáveis para a desigualdade. Considero que o meu ativismo pela educação, por exemplo, teve muito do espírito e da lógica do empreendedorismo social. Ao longo da minha vida, eu participei de algumas experiências ligadas a movimentos sociais e aprendi a valorizar muito essa forma de encontrar soluções para os problemas que estão na ponta, nas periferias, nas zonas rurais. Acho que muito do que a gente sonha para o Brasil em termos de educação, em termos de futuro sustentável, passa pelo empreendedorismo social, por essa lógica de tentar pensar em negócios com o objetivo de gerar soluções para problemas sociais”.

Nas outras edições do Gabinete Itinerante, a deputada discutiu os desafios do financiamento da educação no Brasil, políticas públicas para a dependência química, ensino técnico e profissional no país, empreendedorismo feminino e moda consciente e sustentabilidade.

O projeto nasceu com o intuito de levar a política para o dia a dia das pessoas. Além de ampliar a transparência do mandato, o Gabinete Itinerante vai promover pelo Estado de São Paulo o exercício da cidadania, formação política, cultura e participação popular. A programação começa a partir das 14h, no Centro Adamastor, com biblioteca itinerante e apresentações culturais. A partir das 15h, se inicia a conversa entre Tabata, o convidado e o público sobre o tema do evento.

“O Gabinete Itinerante vem tanto da minha experiência de campanha, de ativista, de estudante de escola pública, de saber que a política fica muito distante das pessoas comuns, mas também do entendimento de que a transformação só vai acontecer quando as pessoas de fato participarem da política e quando a nossa política for, de fato, representativa”, explica Tabata.

Para a deputada, o convidado desta edição é uma grande inspiração. “Vai ser muito bom receber em nosso Gabinete Itinerante o Edu Lyra, alguém que vem de uma comunidade na periferia e está inovando, fazendo um trabalho grande, bonito e com muito impacto. Ele tem muitas lições para compartilhar com todos, especialmente com as pessoas que estão desenhando políticas públicas. Uma solução vai realmente ser boa e efetiva quando ela for desenhada no local, com diálogo, junto com as pessoas. E esse é um dos aprendizados que o Edu pode levar para nós dentro dessa discussão maior”, reforça a deputada.

SERVIÇO:

Quando? 06/07
Que horas? A partir das 14h
Onde? Rua Monteiro Lobato, 734- Macedo

PROGRAMAÇÃO:

14h- Recepção e atividades culturais com o grupo New Squad Team e os artistas Tiago Ortaet e Wânia Karolis

15h às 17h- Conversa com Tabata, Edu Lyra e perguntas do público

Tema: Empreendedorismo social e a redução das desigualdades

Comentários

administrador

Close